quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A tutoria presencial na EAD


A educação a distância deu um salto surpreendente disseminando o conhecimento. O modelo que mais cresceu nos últimos anos é o das tele-aulas por satélite e interação pela Internet, com aulas ao vivo, preparadas por equipe especializada, que permite interatividade entre professores, alunos e tutores eletrônicos de forma on-line. 
Moran (2007) aponta a importância dos momentos presenciais:

O sucesso da tele-aula se deve a que consegue fazer uma passagem mais fácil para a EAD, retoma o contato com o professor, a relação olho-no-olho. Mesmo uma parte das atividades é feitas localmente, em grupo, com um mediador (tutor ou professor assistente). Os alunos não precisam de tanta autonomia para gerenciar o tempo. Parece um curso presencial, com menos aulas e é mais barato. O custo sem dúvida é outro enorme atrativo. Muitos alunos de cursos de formação de professores me disseram que era a única forma de acesso ao ensino superior, diante da impossibilidade de bancar os custos dos cursos presenciais”. (MORAN, 2007, p. 2)

O que se pode perceber é que a modalidade de ensino presencial conectado traz a flexibilidade de acesso junto com a possibilidade de interação e participação. Combina a possibilidade de conexão, de estar junto, de orientar, de tirar dúvidas, de trocar resultados.
A tutoria presencial revela aspecto fundamental, pois garante a interação entre os envolvidos e minimiza a sensação de distância, criando vínculos e despertando o interesse dos alunos.
Para saber mais sobre o assunto consulte o link:


REFERÊNCIAS:

MORAN, José Manuel. Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm Acesso em: 16 de agosto de 2011




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